Além dos sítios arqueológicos distribuídos em diversos pontos em Florianópolis, os museus cumprem também o importante papel na salvaguarda, pesquisa e divulgação do patrimônio arqueológico. Nessas instituições encontram-se grande parte do acervo arqueológico de Floripa e de todo o estado de Santa Catarina.  Aqui apresentamos um levantamento de museus em Florianópolis e outras cidades do Estados de Santa Catarina, que contam com coleções e exposições voltadas à difusão do conhecimento sobre Arqueologia. Nessas instituições é possível fazer visitas individuais ou em grupos. Não deixe de visitá-las e conhecer muito mais do nosso rico patrimônio arqueológico!

Museus em Floripa

 

O MARquE é uma das principais instituições de guarda de materiais arqueológicos no estado. O acervo é resultado de doações e de pesquisas realizadas desde a decada de 1960, principalmente em Santa Catarina.

 

O Museu do Homem do Sambaqui possui um dos maiores acervos arqueológicos do Brasil. Grande parte foi reunida em pesquisas por João Alfredo Rohr. A coleção arqueológica é tombada em nível estadual e federal.

O Museu Arqueológico ao ar livre no Costão do Santinho é composto por oficinas líticas e representações rupestres. Há, também, totems com textos explicativos e uma trilha parcialmente pavimentada para visitação.

O MHSC é uma instituição que mantida pela Fundação Catarinense de Cultura. Além de ser um sítio arqueológico, exibe exposições e possui acervo próprio. Parte das áreas escavadas do sítio estão expostas.

Esse Museu é também a Casa Natal de Victor Meirelles.  É um sítio arqueológico que também guarda acervo de histórico e artístico, principalmente relacionado a trajetória histórica desse artista.

O Ecomuseu do Ribeirão da Ilha apresenta acervo relacionado a ocupação açoriana em uma construção histórica, um antigo engenho. Entretanto, possui também acervo arqueológico pré-colonial.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa está localizada no norte de Florianópolis na Praia do Forte. A edificação conta com uma exposição permanente montada na Casa do Comandante com alguns dos artefatos encontrados durante escavações nesse sítio.

Esse forte foi construído em uma Ilha onde atualmente é o aterro da Baía Sul. Desde 2016, a edificação abriga o Museu Naval, o qual conta com um acervo voltado à Marinha Brasileira e à época do Império.

O Forte de Santana do Estreito, restaurado na década de 1970, foi construído para reforçar o sistema de segurança de Desterro. Atualmente abriga, em prédio anexo, o Museu de Armas Major Lara Ribas.

A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está localizada na baía norte que se forma entre a ilha de Santa Catarina e o continente próximo. O início de sua construção ocorreu em 1740. A edificação conta com uma exposição permanente onde é possível observar material arqueológico relacionado à vida cotidiana na fortaleza, encontrado durante as escavações.

No canto sul da Praia dos Ingleses há uma série de oficinas líticas, integrantes do sítio Ingleses I, que foram musealizadas a fim de preservar os vestígios e facilitar a visitação pública.

Localiza-se na Praia dos Ingleses e exibe artefatos coletados na pesquisa arqueológica realizada no sítio Praia dos Ingleses I, um naufrágio, pela ONG Projeto de Arqueologia Subaquática.

Museus em Santa Catarina

O Museu Histórico de São José está localizado no centro histórico da cidade. Conta com um acervo de mais de 3 mil peças, incluindo porcelanas, armamentos, mobiliários,  instrumentos musicais e entre outros.

O Museu Etnográfico, localizado em Biguaçu, é dedicado à preservação e ao estudo da cultura açoriana. Conta com um acervo de móveis, roupas e entre outros objetos. O prédio que abriga o museu foi construído no século XIX e integra um conjunto composto também pela Igreja de São Miguel Arcanjo, uma chácara e os arcos de um antigo aqueduto.

O Museu Etno-Arqueólogico de Itajaí conta um acervo arqueológico relacionado, principalmente, aos sambaquis da região onde está instalado. É administrado pelo município através da Fundação Genésio Miranda Lins.

O MASJ é uma instituição mantida pela Prefeitura de Joinville. Possui um vasto acervo relacionado a ocupação pré-colonial da região da Baía da Babitonga. Além da exibir exposições, também realiza pesquisas.

O Museu Nacional do Mar, localizado em São Francisco do Sul, é uma instituição que mantida pela Fundação Catarinense de Cultura. Consiste em uma edificação histórica que abriga acervo relacionado ao patrimônio naval.

O Museu de Arqueologia de Lomba Alta, localiza-se no inteiror do munícipio de Alfredo Wagner. Idealizado e criado por Altair Wagner, possui um amplo acervo pré-colonial e histórico sobre a ocupação da região.